Noticias

Motorista que usa o celular e dirige a 100 km/h anda 54m às cegas, diz USP

Ação é considerada infração média, gera multa de R$ 85 e 4 pontos na CNH.
Pesquisador da USP São Carlos diz que distração repentina causa acidentes.



Um estudo do Departamento de Engenharia de Transportes da USP  São Carlos (SP) mostra o quanto dirigir e mexer no celular ao mesmo tempo é arriscado. Segundo o levantamento, só para dar uma espiada rápida em uma mensagem de texto, por exemplo, é preciso desviar o olhar por pelo menos dois segundos. Se o carro estiver a 100 quilômetros por hora, o motorista vai andar pelo menos 54 metros às cegas. A ação é considerada infração média e gera quatro pontos na carteira, além de multa de R$ 85.

Motoristas desatentos demoram mais para reagir diante de um imprevisto, mais até do que um motorista  embriagado. A orientação, portanto, deve começar na autoescola. “Desde a primeira aula a gente orienta a desligar o celular e evitá-lo ao máximo. Por ele ser um aprendiz, exige muita atenção dele, então ele deve direcioná-la somente para a direção mesmo e para os comandos do veículo’’, disse o instrutor de autoescola Thiago de Paiva.

Comer, beber, fumar ou ainda mexer no rádio ou ar-condicionado do veículo enquanto dirige, também caracterizam infração média porque o motorista usa apenas uma das mãos para dirigir.

Ao sintonizar o rádio, são quatro segundos de desatenção e quase 110 metros de distância 'vendado'. Ao discar para um telefone, o motorista perde a atenção do volante por cinco segundos, o tempo que o veículo leva para andar cerca de 135 metros a 100 quilômetros por hora.


Enviada dia 26/02/2014 ás 19:06 Postado Por: Julio Marcelo


 
Copyright © 2008 - 2014 Rede: Tiliga
Novo modelo de jornalismo on-line O seu Portal de notícias de Rio Claro e Região.Site Desenvolvido Por G.M