A região começou a receber nesta semana os estrangeiros que vão participar do Programa 'Mais Médicos' do Governo Federal. Em Araraquara (SP), uma médica cubana foi apresentada nesta sexta-feira (14).
Em Matão quatro médicos cubanos começam a trabalhar em 15 dias. Boa esperança do Sul recebeu um médico boliviano. Rio Claro duas médicas cubanas e Divinolândia também recebeu uma profissional do mesmo país. Em todas as cidades eles passaram por um período de adaptação antes de começar a atender.
Segundo o Ministério da Saúde, o município de Matão tem um déficit de 18 profissionais. Os quatro estrangeiros que chegaram atuaram na Saúde da Família, mas a Secretaria Municipal de Saúde ainda não tem a definição dos postos para cada um.
Segundo a Prefeitura, a ajuda é bem-vinda, porque a cidade não consegue preencher as vagas disponíveis, nem através de concursos públicos. “Tenho certeza que vai melhorar o trabalho de humanização e as visitas nas casas. Tudo vai acontecer de maneira mais rápida”, afirmou o prefeito de Matão, Chico Dumont.
Em Araraquara, a médica cubana Yudith Caballero deve começar a trabalhar nós próximos dias. “O português é um dos maiores problemas, mas eu tento falar de vagar para ser entendida”, contou a médica.
Para melhorar o atendimento na rede pública, a Prefeitura já estuda a possibilidade de buscar outros profissionais estrangeiros. “Nós queremos manter essa parceria para recebermos os médicos dos Provab e também do Mais Médicos. Nossa meta é manter e ampliar essa parceria”, explicou o Prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.